terça-feira, 15 de abril de 2014

#COMEÇANDO O PHP DE FORMA SIMPLES E FÁCIL – PARTE.07 (ALTERANDO DADOS)


Neste post vou utilizar um exemplo, entre vários que existem na Internet, para alterar um determinado registro de uma tabela do banco, utilizado comandos PHP.

Passo 1: vamos construir um script que realize a pesquisa na tabela do banco, onde encontra-se o registro a ser alterado, armazenar seus dados em formulário dentro do próprio script e depois fica possível modificar seus dados e grava-los novamente na tabela de origem, utilizando como meio de identifica o registro, seu código.

Segue abaixo o script:

Descrição do código fonte:
  • Linha2: para o exemplo eu vou declarar uma variável com o nome de $codigo e atribuir um código existente na tabela alunos;
  • Linha3: estabelece a conexão com o servidor;
  • Linha4: seleciona o banco de dados;
  • Linha7: realiza uma pesquisa na tabela “alunos” e armazena os dados (campos e informações) referentes ao código 2 na variável $pesquisa;
  • Linha8: organizada os dados da variável $pesquisa em uma matriz com nome $linha;
  • Linha11: armazena a informação do campo nome, na variável $nome;
  • Linha12: armazena a informação do campo endereco, na variável $endereco;
  • Linha13: armazena a informação do campo email, na variável $email;
  • Linha14: armazena a informação do campo data_nescimento, na variável $nascimento;
  • Linha17 até linha24: é criando um formulário simples composto de campos de textos, para exibir os dados das variáveis $nome, $endereco, $email e $nascimento.
IMPORTANTE:
    1. Para exibir os dados de uma variável em um campo de texto é necessário utilizar o atributo “value”. Como no exemplo a seguir:
    Nome do Aluno(a)<input type=\"text\" name=\"nome\" size=\"20\" value=\"$nome\">
    2. Para permitir que o próximo script possa identificar qual registro desejamos alterar na tabela “alunos”, enviamos a variável código através da URL, por meio do comando action do formulário, como mostra o exemplo abaixo:
    <form method=\"post\" action=\"gravar_alteracao.php?codigo=$codigo\">
    Na opção action, o comando “gravar_alteracao.php” é o arquivo responsável por alterar os dados da tabela, então junto a ele enviamos uma variável denominada “codigo” e atribuímos a ela o código de identificação do registro a ser substituído.

Passo 2: script para gravar as alterações dos dados da tabela.

Descrição do código fonte:
  • Linha7: atribui a variável “codigo” o valor recebido do formulário de alteração dos dados, utilizando o método GET - É o método mais simples e mais limitado para se usar. Neste caso os valores e seus respectivos identificadores são transmitidos pela URL, não sendo preciso a abertura de uma nova conexão;
  • Linha8 até Linha11: utilizamos o método POST - Nesse método uma conexão paralela é aberta e os dados são passados por ela. Não há restrição referente ao tamanho e os dados não são visíveis ao usuário.
  • Linha14: nesta linha temos a presença do comando “UPDATE”, utilizado para alterar os dados de uma tabela pre definida. No exemplo, o registro a ser alterado será o que possuir o código referente a linha7.
Considerações Finais

No exemplo do post, utilizei uma variável que já possui atribuída a ela um determinado código. Então, o script somente funcionará para esse código em questão, seria necessário realizar o envio do código que o usuário desejaria modificar, poderíamos transmitir através de um link ou por meio de um formulário.
No próximo post farei um exemplo para demonstrar, mas fica aí o desafio, faça você mesmo.

2 comentários:

  1. Uma humilde sugestão: Não seria melhor citar exemplos de código que sejam mais seguros para aprendizagem? Esse código é vulnerável a SQL Injection, e quem lê pode estar aprendendo a programar em PHP numa forma insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza meu amigo Jeronimo Zucco, vou refazer o código, pois eu utilizei o método GET, não é uma solução viável, mas vou trocar a maneira de realizar a pesquisa ao banco, muito obrigado pela sugestão e um abraço amigo.

      Excluir